Meteorito cai na região de Tcheliabinsk na Rússia deixando feridos

População entra em pânico após impacto da queda de meteorito em Tcheliabinsk -Russia

Rastro no céu durante a queda do meteorito em Tcheliabinsk região próxima aos Montes Urais na RússiaUm meteorito caiu na região de Tcheliabinsk na Rússia, próximo aos Montes Urais na manhã do do dia 15/02/2013. Conforme a Ministra Regional da Saúde, Marina Mokvicheva, aproximadamente mil pessoas ficaram feridas e algumas hospitalizadas após serem atingidas por vidros estilhaçados e desabamentos decorrentes da onda de choque da explosão. Esse número poderia ter sido maior caso o meteorito tivesse caído em terra; por sorte ele caiu em um lago congelado nos arredores da cidade, diminuindo a força do impacto.

Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades da região, gerando um rastro de fumaça que foi visto no ceú e bolas de fogo que foram lançadas em direção da Terra, que causaram pânico na população. Diversas casas e prédios da cidade tiveram janelas estilhaçadas. Autoridades locais reforçaram medidas de segurança e os moradores orientados a permanecer em casa. As escolas locais foram fechadas por orientação do governo.

Existem muitos episódios em que fragmentos de meteoritos atingem à Terra, mas é raro os casos em que causam danos. Um dos mais conhecidos foi o meteorito que devastou 2,2 mil quilômetros e arrasou mais de 80 mil árvores na manhã do dia 30/06/1908 na região do rio Tunguska, na Sibéria. Ficou conhecido como o “evento de Tunguska” e seu impacto foi equivalente a 300 vezes a bomba de Hiroshima, e levou a inúmeras teorias da conspiração, incluino a de que a explosão foi causada por uma invasão extraterrestre.

Existem cerca de 500 mil asteroides de proporções perigosas próximos da Terra, conforme estimativas da Nasa, sendo que desse total apenas 1% foi catalogado. Este é o momento de ficarmos alertas para possíveis colisões futuras. Devemos estar alertas já na tarde desta sexta-feira 15/02/2013, em que o asteroide de 45 metros batizado de 2012 DA14 descoberto em 2012 por um instrumento de busca automática do observatório espanhol de La Sagra, passará muito próximo da Terra em sua aproximação máxima às 17:24, horário de Brasília. O 2012 DA14 pesa por volta de 130.000 toneladas e irá passar a 27.700 Km de distância da superfície da Terra, uma distância menor que 1/10 da distância Terra-Lua. Nessa altura encontra-se o Anel Geoestacionário onde orbitam os satélites e também a Estação Espacial Internacional. Conforme dados da NASA, não existem perigos do objeto colidir com algum satélite causando falhas na comunicação ou cair na Terra. Entretanto isso são somente estimativas baseadas em cálculos, mas não é garantido que passamos ilesos. Devemos ficar atentos pois o meteorito que caiu hoje nos Montes Urais não estava nos cálculos e passou desapercebido, causando vários estragos e feridos na região.

Veja imagens registradas no momento da queda do meteorito



Galeria de Fotos da queda do meteorito em Tcheliabinsk -Russia

Artigo criado e publicado em 2013-02-15 19:28:08.

Comments are closed